O jogo compulsivo e o jogador

O que é o jogo compulsivo?

             O jogo compulsivo é uma doença, progressiva por natureza, que não pode ser curada, mas que pode ser detida.

            Antes de chegar a Jogadores Anónimos, muitos jogadores compulsivos consideravam-se moralmente fracos ou achavam simplesmente que “não prestavam”. Segundo Jogadores Anónimos, os jogadores compulsivos são na verdade pessoas doentes, que podem recuperar-se, se derem o melhor de si para cumprir um pograma que provou ser um sucesso para milhares de outros homens e mulheres com problemas de jogo ou de jogo compulsivo.
 

Qual é a primeira coisa que um jogador compulsivo deve fazer para parar de jogar?

            O jogador compulsivo precisa de estar disposto a aceitar o fato de que está sob o domínio de uma doença e deve ter o desejo de ficar bem. A nossa experiência tem demonstrado que o programa de Jogadores Anónimos funcionará para qualquer pessoa que tenha o desejo de parar de jogar. No entanto, o programa nunca funcionará para aqueles que não encarem honestamente os fatos sobre a sua doença.
 

Como é que pode dizer se é, ou não, um jogador compulsivo?

            Apenas você pode tomar essa decisão. A maioria das pessoas procura Jogadores Anónimos quando admite que o jogo tomou conta da sua vida. O jogador compulsivo também é descrito em Jogadores Anónimos como uma pessoa a quem o jogo causou problemas constantes e crescentes, em todas as áreas da sua vida.

            Muitos membros de Jogadores Anónimos passaram por experiências terríveis antes de estarem prontos a aceitar ajuda. Outros, enfrentaram uma deterioração lenta e subtil, que os levou finalmente ao ponto de admitir o seu fracasso.
 

Como pode alguém parar de jogar graças ao programa de Jogadores Anónimos?

            Uma pessoa pode parar de jogar mediante uma progressiva mudança de caráter. Isto pode ser alcançado tendo fé no Programa de Recuperação de Jogadores Anónimos e observando os seus conceitos básicos.

            Não há atalhos para alcançar essa fé e esse entendimento. Para nos recuperarmos dessa compulsão extraordinariamente manhosa e desconcertante será necessário um esforço constante. honestidade, mente aberta e vontade são as palavras chave para a nossa recuperação.