Quem Somos?

Jogadores Anónimos é uma Irmandade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem um problema comum – o jogo compulsivo – e para ajudarem outros a recuperar do mesmo problema.

O único requisito para se ser membro é o desejo de parar de jogar. Não é necessário pagar taxas de admissão nem quotas. O grupo de Jogadores Anónimos não está ligado a nenhuma seita, religião, organização ou instituição política, não se envolve em controvérsias e não subscreve quaisquer causas. Através das suas próprias contribuições os grupos de Jogadores Anónimos são autossuficientes. O objetivo principal de Jogadores Anónimos é ajudar o jogador compulsivo a parar de jogar.

A maioria de nós hesitava em admitir que éramos jogadores compulsivos. Ninguém gosta de pensar que é diferente dos outros. Por isso, não é surpreendente que os nossos percursos enquanto jogadores sejam caracterizados por inúmeras e infrutíferas tentativas de provarmos a nós próprios que éramos capazes de jogar de forma controlada, como os outros.

A ideia de poder – algum dia, de alguma maneira – controlar o jogo, é a grande obsessão de todos os jogadores compulsivos. A persistência dessa ilusão é surpreendente. Muitos jogadores perseguem-na até às grades da prisão, até à insanidade ou mesmo até à morte.

Aprendemos que é necessário aceitar claramente, do fundo do nosso coração que somos jogadores compulsivos. Este é o primeiro passo para a nossa recuperação. Precisamos de acabar com a ilusão de que somos ou de que poderemos tornar-nos pessoas como as outras, no que respeita ao jogo.

Perdemos a capacidade de controlar o nosso jogo. Sabemos que nenhum verdadeiro jogador compulsivo alguma vez recuperou o controlo sobre o jogo. Todos nós já achámos, algumas vezes, que tínhamos recuperado o controlo, mas aos intervalos – normalmente pequenos – de interrupção do jogo, seguiam-se inevitavelmente períodos de descontrolo ainda maior e isso levava-nos a uma profunda e incompreensível desilusão.

Estamos convencidos de que jogadores como nós são portadores de uma doença progressiva. Após algum tempo tornamo-nos piores, nunca melhores. Portanto, para poder levar uma vida normal e feliz, tentamos praticar da melhor maneira alguns princípios nas nossas atividades diárias.